A tese de doutorado “Avanços teóricos e experimentais em Termodinâmica Quântica” de Tiago Barbin Batalhão recebeu o Grande Prêmio Capes de Melhor Tese na Área de Ciências Exatas e Engenharia em 2017. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Roberto Serra dentro do Programa de Pós-graduação em Física da UFABC. A tese também recebeu o Prêmio de Melhor Tese da Área de Física. Segundo os organizadores do prêmio o PPG-Física da UFABC é o único programa com dois Grande Prêmios na Área de Ciências Exatas e Engenharia. 

A entrega do prêmio ocorreu em 7 de dezembro em cerimônia realizada em Brasília no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Além de troféu e bolsa de pós-doutorado internacional para o autor da pesquisa, a premiação incluiu o valor de US$ 15 mil, concedidos pela Fundação Conrado Wessel. O orientador ganhou auxílio para uma participação em congresso internacional e outorga de distinção, extensível ao programa de pós-graduação da UFABC. De acordo com a coordenação do curso, trata-se do prêmio de maior prestígio da pós-graduação brasileira, o que mostra reconhecimento da qualidade, impacto e originalidade das teses desenvolvidas na UFABC. Foi a segunda vez que o a pós-graduação em Física da Universidade alcançou essa premiação, igualando a conquista de melhor tese CAPES em Ciências Exatas e Engenharia de 2013.

O estudo premiado foca uma área emergente da Física, associada com a aplicação dos princípios termodinâmicos a sistemas pequenos regidos pela Mecânica Quântica. Esse novo campo de pesquisa deve contribuir para o entendimento dos limites das novas tecnologias quânticas que envolvem processamento de informação, comunicação, metrologia, entre outras aplicações em escalas microscópicas. O resumo do trabalho explica que a tese deve contribuir para o avanço da noção de que as definições de grandezas termodinâmicas em sistemas fora do equilíbrio devem ser consistentes com teoremas da física estatística para a predição do comportamento de sistemas desse tipo.

Mais informações.

Assessoria de Comunicação e Imprensa - UFABC