Porque escolher a pós-graduação em física da UFABC

eis aqui alguns motivos

Your image

Alto impacto em pesquisa e internacionalização 

Segundo publicação recente organizada pela FAPESP, a UFABC tem o maior índice de impacto científico  e  internacionalização  das  pós-graduações da  área de física no Brasil. A pesquisa realizada na UFABC tem foco em impacto e no real avanço do conhecimento científico e tecnológico com intensa colaboração internacional.

Your image

Linhas de pesquisa modernas e abrangentes

Contando com cerca de 35 orientadores e linhas de pesquisa modernas cobrimos uma grande diversidade de áreas de pesquisa experimentais e teóricas com forte foco internacional.

Your image

Excelente infraestrtura para pesquisa 

A universidade dispõe de laboratórios bem equipados que seguem todos os padrões de segurança, grande variedade de equipamentos de grande/médio porte multiusuário além de recursos para computação científica de alto desempenho.

Notícias, informações e novidades! 

Veja abaixo algumas notícias recentes relacionadas a pesquisa desenvolvida em nosso programa de pós-graduação

Perguntas Frequentes

Ingresso e Seleção

Posso ir à Secretaria da Pós-Graduação para me inscrever no processo seletivo?

Não. As inscrições somente podem ser efetuadas por meio eletrônico mais informações podem ser obtidas aqui.

É preciso ter o aceite prévio de um orientador para participar do processo seletivo

Sim. É necessário ter o aceite de um orientador. em contato com possíveis orientadores para verificar sobre sua disponibilidade para orientação e a existência de projetos de pesquisa nas áreas desejadas. É importante sempre verificar as exigências do edital do processo seletivo.

Posso ser aceito se não há orientadores disponíveis no tema de pesquisa que me interessa?

Não. Recomendamos que os candidatos se informem sobre as linhas de pesquisa de cada orientador credenciado no programa

Quantas entradas os cursos têm por ano? Quais são as datas?

O processo seletivo e de classificação para bolsas de estudo ocorre duas vezes por ano e mais informações podem ser obtidas aqui. O PPG-Física/UFABC pode oferecer, via Edital específico, uma seleção para ingresso no curso de doutorado em fluxo contínuo para estudantes que optem por não receber bolsa de estudos da quota institucional do Programa.

Posso me matricular em 2 cursos de mestrado e/ou doutorado na UFABC ou em outra instituição pública?

Não é possível estar vinculado a 2 vagas em universidades públicas. O aluno deverá escolher uma delas em até 5 dias úteis, após a publicação da lista de aprovados, comunicando sua escolha para a(s) instituição(ções).

Qual é o regime de oferta de disciplinas do mestrado/doutorado em Física da UFABC?

As disciplinas são ministradas em regime quadrimestral, dividido em três períodos de cerca de 12 semanas ao longo do ano.

O PPG-Física da UFABC oferece bolsas de estudo?

Sim. O programa de pós-graduação dispões de cotas de bolsas de estudo institucionais e de agência de fomento. O número de bolsas é limitado e a disponibilidade depende de diversos fatores. É aconselhável entrar em contato com possíveis orientadores para elaborar um projeto de pesquisa e submeter uma solicitação de bolsa à FAPESP.

Ainda não conclui todos os créditos em disciplinas do curso de graduação. Posso me inscrever no processo seletivo?

Sim, mas no momento da matrícula no curso é necessário apresentar um certificado oficial de conclusão do curso de graduação.

Quais são os horários das disciplinas?

 As disciplinas são oferecidas em horário diurno. A lista de horários e turmas das disciplinas oferecidas pode ser conferida no site da PROPG.

Respostas a outras perguntas frequentes podem ser consultadas aqui.