Mestrado e Doutorado 
Informações gerais sobre ingresso 

A seleção e classificação dos candidatos para atribuição de bolsas ocorrem duas vezes por ano. Tipicamente nos meses de maio a julho (para ingresso no meio do ano) e outubro a dezembro (para ingresso no início do ano seguinte). Tanto a seleção de candidatos quanto a classificação para atribuição de bolsas de estudo são realizadas através de desempenho no Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF), análise de currículo, histórico escolar, carta de apresentação e motivação do candidato e cartas de recomendação (emitidas por ex-professores/orientadores do candidato), conforme detalhado em cada edital de seleção. 

Para efetivar a inscrição, todos documentos (listados no edital) devem ser digitalizados (em formato pdf) e enviados via sistema eletrônico de inscrição, conforme informado no edital de seleção. 

ATENÇÃO: documentos enviados de forma diferente do indicado no edital serão desconsiderados. 

Inscrição no processo seletivo para o PPG-Física da UFABC 

A inscrição completa envolve basicamente três etapas:

I. Aceite por um orientador. 
É obrigatório que o candidato entre em contado previamente com um dos orientadores credenciados e obtenha o aceite de um orientador para se inscrever no processo seletivo do PPG-Física da UFABC. O candidato deverá indicar o nome do orientador no formulário eletrônico de inscrição. Recomenda-se que o candidato agende uma visita ou conversa telefônica (ou via internet) com o(s) orientador(es) pretendido(s) o quanto antes. A lista de orientadores credenciados no PG-Física encontra-se no link Orientadores. O orientador que aceita o estudante deverá enviar email confirmando o interesse em orientar o candidato. 

II. Envio de documentos. 
O estudante interessado deve enviar os documentos obrigatórios, conforme instruções do edital e do formulário de inscrição. Este processo é feito via formulário eletrônico, disponível na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFABC, onde o candidato irá preencher todos os dados necessários, bem como anexar a documentação exigida. No processo de Inscrição, o estudante deve indicar seu número de inscrição no EUF e a data da realização do mesmo, ou anexar cópia do e-mail do EUF informando a nota obtida no exame de ingresso, se o resultado já tiver sido divulgado. 

III. Envio de cartas de recomendação. 
São requeridas para a inscrição duas cartas de recomendação, que devem ser enviadas por avaliadores que tenham tido alguma relação profissional/acadêmica com o candidato, como ex-orientadores, professores, etc. As cartas de recomendação devem ser enviadas diretamente pelo avaliador que recomenda o estudante, por email, conforme instruções do edital. O modelo a ser seguido para as cartas de recomendação encontra-se aqui.    

Observações: 
- O conhecimento instrumental da língua inglesa (i.e. leitura e compreensão de textos técnicos) é imprescindível para o estudante cursar a pós-graduação em física. 
- A documentação original, ou cópia autenticada, deverá ser apresentada pelos candidatos selecionados no momento da matrícula. 
- A matrícula somente será efetivada após a apresentação de todos os documentos, incluindo o diploma ou comprovante de conclusão do curso de graduação (para o mestrado) e do mestrado (para o doutorado caso o candidato tenha cursado mestrado). 

Matrícula
As matrículas seguem um calendário divulgado junto com o resultado da seleção especifica na página do programa. Mais informações sobre a matrícula podem ser obtidas diretamente na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFABC e na secretaria de Pós-Graduação. Horário de 

Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. 
UFABC Campus Santo André, 
Bloco B, 4º andar, Sala 408. 
Av. dos Estados, 500, CEP: 09210-580,
Santo André, São Paulo,  Brasil. 

Telefones: (11) 4996-0088 / (11) 4996-0099

INGRESSO NO PROGRAMA EM FLUXO CONTÍNUO

O PPG-Física/UFABC pode oferecer, via edital específico, seleções para ingresso em fluxo contínuo nos cursos de mestrado e doutorado, para estudantes que optem por não receber bolsa de estudos da quota institucional do Programa

Esta seleção se destina a candidatos de excelente prospecto acadêmico, que já tenham um projeto de pesquisa bem definido, escrito em colaboração com um dos docentes credenciados no Programa que aceite atuar como orientador. Também espera-se que este candidato obtenha, via projeto individual submetido a agência de fomento, bolsa de estudos para viabilizar sua dedicação integral a este projeto de pesquisa. Caso o candidato opte por não receber bolsa, deve comprovar disponibilidade de tempo compatível com a execução de um projeto de pesquisa em física de excelência para seu doutorado. 

A inscrição nesse processo seletivo pode ser feita em qualquer momento, seguindo as regras do edital vigente após abertura do mesmo, e caso o candidato seja aprovado, sua matrícula efetiva no Programa deve seguir o calendário regular de matrículas dos Programas de Pós-Graduação da UFABC. 

Verifique na lista de Processos Seletivos do sistema SIGAA se o PPG-FIS tem edital de fluxo contínuo vigente. 
Caso contrário, novos editais podem ser solicitados pelo orientador interessado
.

ALUNOS ESPECIAIS

O PPG-Física/UFABC pode oferecer, via edital específico, uma seleção para matrícula de alunos externos ao programa nas disciplinas oferecidas a cada quadrimestre. Caso tenha interesse, fique atento aos avisos ou contate a coordenação no email ppg.fisica@ufabc.edu.br 

Esta seleção se destina a candidatos de excelente prospecto acadêmico, que já tenham um projeto de pesquisa bem definido, escrito em colaboração com um dos docentes credenciados no Programa, que aceite atuar como orientador e submeta à coordenação do PPG proposta de abertura do edital. Também espera-se que este candidato obtenha, via projeto individual submetido a agência de fomento, bolsa de estudos para viabilizar sua dedicação integral a este projeto de pesquisa. Caso o candidato opte por não receber bolsa, deve comprovar disponibilidade de tempo compatível com a execução de um projeto de pesquisa em física de excelência para seu doutorado. 

A inscrição nesse processo seletivo pode ser feita em qualquer momento, seguindo as regras do edital vigente após abertura do mesmo, e caso o candidato seja aprovado, sua matrícula efetiva no Programa deve seguir o calendário regular de matrículas dos Programas de Pós-Graduação da UFABC. Novos editais podem ser abertos sob demanda dos orientadores credenciados

- No momento não há nenhum edital de ingresso no doutorado em fluxo contínuo vigente.

Editais anteriores: 

- Edital de Ingresso no Doutorado em Fluxo Contínuo (2014-2 validade 6 meses) - Publicado no Boletim de Serviço 400, de 05 de Setembro de 2014