Programa Nacional de Pós-Doutorado CAPES

PPG-Física UFABC

Seleção Pós-Doutorado PNPD

 Seleção para Bolsista de Pós-Doutorado PNPD 2019

 

Inscrição

Estão abertas até 4 de novembro de 2019 as inscrições para a seleção de 2 (dois) Bolsistas de Pós-Doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES/MEC junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, São Paulo.

O bolsista deverá atuar em qualquer uma das Linhas de Pesquisa do Programa, sob supervisão de um dos seus orientadores permanentes credenciados. E deverá estar apto a iniciar as atividades de pesquisa em dezembro de 2019.

O candidato deve ter competência e produtividade comprovada na área de pesquisa em uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC.


Os procedimentos para inscrição estão disponíveis no edital de seleção em: Edital de Seleção


Datas importantes

  • Prazo de inscrição: até 04/11/2019
  • Divulgação do resultado: até 21/11/2019

Algumas observações:

  • O PNPD consiste de bolsa auxílio mensal de Pós-Doutorado, no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais), paga ao bolsista diretamente pela CAPES. 
  • No caso de disponibilidade de novas bolsas, os classificados nessa seleção poderão ser convocados, por um prazo de até 5 (cinco) meses da publicação da classificação final. 
  • As bolsas de Pós-Doutorado contempladas por este edital podem dispor de recursos de custeio, que serão utilizados de acordo com as regras específicas do edital a que estão vinculadas.
  • A concessão inicial da bolsa será por um período de até 12 (doze) meses, podendo ser renovada por até mais 12 (doze) meses.
  • Cada orientador permanente no PPG-Física/UFABC poderá supervisionar até dois pesquisadores de pós-doutorado no âmbito do PNPD/CAPES. Cada supervisor pode apresentar até duas candidaturas ao presente edital. Caso o supervisor já supervisione um pesquisador de pós-doutorado, este poderá apresentar somente uma candidatura ao presente edital de seleção. Caso o supervisor já supervisione dois pesquisadores de pós-doutorado este não poderá apresentar candidaturas ao presente edital de seleção.
  • Para inscrição, todos os documentos listados no item 5 do Edital de Seleção, exceto a carta de recomendação, devem ser salvos em formato PDF e enviados pelo supervisor através de um único e-mail para o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia (cc) para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com assunto: Inscrição PNPD .

  

Confira o resultado do processo seletivo aqui (a partir de 21/11/2019)

 

 

Documentos para inscrição no processo seletivo PNPD

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato e supervisor deverão preparar e enviar os seguintes documentos (obrigatoriamente em formato PDF): 

I - Sumula curricular do candidato, contendo a descrição sucinta das atividades recentes com no máximo 4 (quatro) páginas incluindo, experiência prévia de pesquisa (pós-graduação, pós-doutorado, etc); principais resultados científicos obtidos; listar até 10 (dez) trabalhos publicados mais relevantes. Para cada trabalho científico, deverá incluir a quantidade de citações recebidas na literatura internacional (Web of Science e/ou Google Scholar). Outros elementos que considerar adequados para ajudar a demonstrar o impacto de sua pesquisa tais como: prêmios, artigos de destaque, solicitação de patentes, etc. Informações sobre índices bibliométricos (número de citações e índice H) e os links para página web do Publons (ResearcherID) e/ou do MyCitation (Google Scholar) e do CV Lattes do CNPq. 

II - Sumula curricular do supervisor, contendo a descrição sucinta das atividades recentes com no máximo 5 (cinco) páginas incluindo, estágios de pesquisa no exterior; experiência prévia de orientação/supervisão (pós-graduação, pós-doutorado, etc); financiamentos a pesquisa já obtidos e em andamento (especificar a função no projeto: coordenador, pesquisador principal, colaborador, etc.; órgão financiador, vigência). Principais resultados científicos obtidos; listar até 10 (dez) trabalhos publicados mais relevantes. Para cada trabalho científico, deverá incluir a quantidade de citações recebidas na literatura internacional (ISI e/ou Google Scholar). Outros elementos que considerar adequados para ajudar a demonstrar o impacto da sua pesquisa, tais como: prêmios, destaques de artigos, solicitação de patentes. Índices bibliométricos (número de citações e índice H) e os links para página web do Publons (ResearcherID) e/ou do MyCitation (Google Scholar); 

III - Diploma ou certificado de conclusão do Doutorado (ou carta de iminente conclusão do Doutorado) do candidato; 

IV - Histórico escolar completo da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) do candidato; 

V - Breve plano de trabalho (até 6 páginas de texto e sem limite para referências bibliográficas) de interesse comum do supervisor e candidato para desenvolvimento junto ao PPG-Física/UFABC, destacando o potencial do projeto para o fortalecimento dos grupos de pesquisa ligados ao PPG-Física/UFABC. O plano de trabalho deve conter seções organizadas da seguinte forma: (a) breve introdução aos temas que serão investigados, (b) objetivos do programa de pesquisa proposto, (c) descrição sucinta da experiência prévia do candidato com métodos e técnica relacionadas aos temas de pesquisa, (d) descrição das especialidades do grupo de pesquisa/laboratório da UFABC e (e) motivos para a escolha do grupo de pesquisa da UFABC; VI - CPF e documento de identidade com validade nacional ou passaporte no caso de candidatos estrangeiros;  

VII - Uma carta do supervisor (máximo 2 páginas) apresentando a candidatura, detalhando como o candidato será inserido na pesquisa realizada pelo grupo da UFABC e o benefício que o estágio de pesquisa do pós-doutorando pode trazer para o seu grupo de pesquisa e para o Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC. 

VIII – Uma página contendo os dados de contato de candidato: (a) Nome Completo, (b) Endereço para correspondência, (c) E-mails principal e secundário, (d) telefone celular, (e) telefone fixo (se houver). Dados de contato do supervisor: (a) Nome Completo, (b) CPF, (c) telefone celular e (d) telefone fixo (se houver). IIX – Opcionalmente poderá ser enviada, uma carta de recomendação para o candidato (do orientador de doutorado ou de um ex-professor/colaborador do candidato); esta carta pode seguir formato livre e deve ser enviada diretamente pelo avaliador ao PPG-FIS, para o e-mail ppg.fisica@ufabc.edu.br com cópia (cc) para pnpd.fisica.ufabc@gmail.com com o assunto: Carta de recomendação PNPD. 

ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO 

Para inscrição, todos os documentos listados acima, exceto a carta de recomendação, devem ser salvos em formato PDF e enviados pelo supervisor através de um único e-mail para o endereço: ppg.fisica@ufabc.edu.br com cópia (cc) para pnpd.fisica.ufabc@gmail.com com o assunto: Inscrição PNPD. 

 

Critérios de Seleção

 As inscrições serão avaliados e classificados pela Coordenação do PPG-Física, ou por comissão por esta designada, levando em conta o mérito acadêmico do candidato (aferido via CV, lista de publicações e histórico escolar), experiência prévia do candidato em área correlata ao projeto de pesquisa; o plano de trabalho, o possível impacto para o avanço do conhecimento na área de física, a viabilidade de desenvolvimento do plano de trabalho na UFABC, súmula curricular do supervisor, além da adequação da proposta de pesquisa aos objetivos do Programa de Pós-Graduação em Física. Será levado em consideração o impacto potencial do projeto na consolidação dos grupos de pesquisa do Programa. A avaliação das propostas considerará a seguinte distribuição entre os itens de avaliação: 
(a) Sumula curricular do candidato - 30% da avaliação; 
(b) Plano de trabalho - 30% da avaliação; 
(c) Sumula curricular do supervisor - 40% da avaliação
;

Os membros da comissão de avaliação atribuirão notas a cada item considerando a seguinte escala com até uma casa decimal para a classificação. 
4.0 Fraco com pouca adesão a área de pesquisa ou ao programa 
5.0 Fraco 
6.0 Razoável 
7.0 Bom, mas com algumas restrições 
8.0 Bom 
9.0 Muito Bom 
10.0 Excelente
  

 Em cada item de avaliação serão considerados os seguintes aspectos. 

Sumula curricular do candidato 
- Impacto, originalidade, qualidade e repercussão da produção científica do candidato na área de Física. Para além de questões numéricas, a qualidade e impacto da produção científica é fundamental para o PPG-Física da UFABC. A produção científica do candidato será avaliada em perspectiva considerando os anos de experiência do candidato. 
- Desempenho acadêmico no doutorado aferido pelo histórico escolar do candidato. 
- Desempenho em estágios de pesquisa de pós-doutorado anteriores, se for o caso. -
- Experiência do candidato em áreas de pesquisa correlatas ao plano de trabalho e conexão com a área de atuação do supervisor. 
- Bolsas e financiamentos recebidos anteriormente. 
- Prêmios recebidos, resultados de destaque e experiência internacional do candidato. 
- Carta de recomendação (item opcional). 

 Plano de trabalho 
- Adequação do plano de trabalho as linhas de pesquisa do grupo da UFABC e potencial de engajamento nas atividades de pesquisa do grupo. 
- Perspectiva de contribuições originais e de impacto, concatenando o plano de trabalho com resultados prévios do grupo de pesquisa da UFABC e do candidato. 
- Perspectivas de contribuições da proposta de pesquisa com a consolidação do PPG-Física, potencial de interação com estudantes e outros professores do programa, potencial de contribuição para internacionalização do programa, etc. 

 Sumula curricular do supervisor 
- Impacto, originalidade, qualidade e repercussão da produção científica recente do supervisor na área de Física. 
- Existência de outros financiamentos que propiciem suporte ao projeto proposto. 
- Experiência do supervisor em orientação de pós-graduação e em áreas correlatas ao plano de trabalho proposto. 
- Bolsa de produtividade em pesquisa CNPq e o nível da bolsa. 
- Aspectos relativos à internacionalização (estágios de pesquisa no exterior, colaborações internacionais, participação em projetos internacionais, palestrante convidado em conferências internacionais, etc.) 

Recomendamos a todos os candidatos  juntamente com seus supervisores que solicitem também bolsas de pós-doutorado diretamente a FAPESP.

info_outlineO documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção, cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

 

Procedimento e documentos para outorga da bolsa PNPD

O(s) candidato(s) selecionados para a bolsa do PNPD, deverão entregar, na data indicada pela coordenação do PPG-Física, os documentos listados abaixo no Centro de Apoio ao Pesquisador (CAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPes), localizada no 3º andar do bloco L, do Campus Santo André da UFABC, Av. dos Estados, 5001, Santo André, São Paulo. Telefones de contato: (11) 3356-7615 ou (11) 3356-7616, e-mail: cap.propes@ufabc.edu.br. 

Para brasileiros: 
- CPF; 
- RG; 
- Título de Eleitor e comprovante das 2 (duas) últimas eleições; 
- Diploma de Doutorado; 
- Currículo Lattes; 
- Se tiver vínculo empregatício, comprovação de afastamento da instituição de origem durante o período de vigência da bolsa; 
- Comprovante de endereço com CEP; 
- Comprovante de conta corrente individual do Banco do Brasil contento número da agência e número da conta corrente (Exemplo: cabeçalho do extrato); 
- Formulário Cadastro PNPD; 
- Assinar o Termo de Compromisso na PROPG. 

Para estrangeiros: 
- CPF; 
- RNE; 
- Visto temporário; 
- Diploma de Doutorado; 
- Currículo Vitae; 
- Comprovante de endereço com CEP no Brasil ou do exterior; 
- Comprovante de conta corrente individual do Banco do Brasil contento número da agência e número da conta corrente (Exemplo: cabeçalho do extrato); 
- Formulário Cadastro PNPD (devolver preenchido por e-mail); 
- Assinar o Termo de Compromisso na PROPG.