Mestrado e Doutorado em um programa de excelência 

Oportunidades para estudantes com mentes ativas e curiosas, que estão realmente entusiasmados com sua pesquisa e o impacto que isso pode ter na sociedade e no mundo. Faça parte deste time e tenha uma extraordinária experiência de pós-graduação.

Seleção atual

Processo Seletivo 2024-AE

 Ingresso no 2º quadrimestre de 2024 (início das aulas prevista para junho) 

 ⇓Baixar o Edital da Seleção - 2024-AE

Principais Datas

Estas são as datas para o atual processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC, bem como a classificação para bolsas de estudo. Para mais detalhes consultar o Edital no link acima.

01/MAR a 01/ABR : período de inscrição;
– 08/ABR : divulgação das inscrições deferidas e indeferidas;
– 15/ABR : divulgação do resultado parcial da seleção e classificação;
– 18/ABR : data limite para divulgação do resultado final da seleção;
– Matrículas e Início das Aulas: a ser divulgado em https://propg.ufabc.edu.br/matriculas/


Inscrição

A inscrição no processo seletivo será feita totalmente de forma eletrônica. O Candidato deverá acessar a página da PROPG, clicar em ”Mestrado e Doutorado > Processos Seletivos > Alunos Regulares”. Após entrar no sistema SIGAA, acessar o link apropriado do processo seletivo FIS - Ingresso 2024.2 - AÇÕES ESTRATÉGICAS desejado (Mestrado ou Doutorado) e preencher o formulário eletrônico, anexando os documentos solicitados. O documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção (link acima), cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

Orientador

Todos os candidatos devem necessariamente indicar o nome de um orientador no formulário de inscrição, com prévia anuência do mesmo. Recomenda-se contatar o(s) orientador(es) pretendido(s) o quanto antes, para agendar uma conversa telefônica/online. A lista de orientadores credenciados no PPG-Física está disponível aqui no site por ordem alfabética ou por linha de pesquisa.

  

INSCRIÇÕES DEFERIDAS

Avançam para a etapa de aprovação/reprovação e classificação pela Comissão de Ingresso, sendo avaliados de acordo com os critérios do edital.

 

Mestrado

ALINE BENTO TEIXEIRA
HERMANN ADRIAN HUAMAN VARGAS

 

Doutorado

ARTHUR DINIZ MEIRELLES
KELVIN DOS SANTOS ALVES
MARCOS CORDEIRO DA SILVA

 

INSCRIÇÕES INDEFERIDAS

 

--

 

Resultado e classificação para bolsas de estudo

(a ser divulgado até 18/ABR/2024)

 

 

Documentos para inscrição no processo seletivo

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá preencher, no período indicado, o formulário eletrônico de inscrição disponível no site: http://propg.ufabc.edu.br/processos-seletivos/, e anexar os seguintes documentos (obrigatoriamente em formato PDF): 

I. Documentos de identidade do candidato: RG para brasileiros, RNE no caso de candidato estrangeiro (se não possuir o RNE, será aceito, para inscrição, cópia das primeiras páginas do passaporte); 
II. Histórico escolar da graduação completo, incluindo eventuais reprovações em disciplinas; 
III. Histórico escolar do mestrado (para candidatos ao curso de Doutorado) completo, incluindo eventuais reprovações em disciplinas; 
IV. Curriculum Vitae, preferencialmente da plataforma Lattes (lattes.cnpq.br); 
V. Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação (e de pós-graduação, se for o caso); ou carta do próprio candidato, com aval do orientador escolhido, declarando a iminente conclusão do curso (deve se informar data prevista de conclusão do curso, no caso da graduação as disciplinas que está cursando, no caso de pós-graduação a previsão de data de defesa da dissertação de mestrado). 
VI. Carta de apresentação (motivação) do candidato descrevendo seus interesses específicos em pesquisa e motivação para ingresso na pós-graduação, além de breve descrição de sua experiência previa em pesquisa (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, estágios em laboratórios e grupos de pesquisa, mestrado, etc) em no máximo 2 páginas, em PDF.

Observação: Para fins de inscrição no processo seletivo os diplomas de Graduação e de Mestrado obtidos em Programas de Pós-Graduação no exterior não necessitam ter a prévia revalidação por instituição pública brasileira.

 

Outros requisitos para inscrição

check_circleO candidato deve informar no ato da inscrição seu número de inscrição no Exame Unificado de Ingresso nas Pós-Graduações em Física (EUF) e a data da realização do exame e incluir junto dos documentos de inscrição o e-mail (em formato PDF) da Coordenação do EUF informando o ano da realização e a nota obtida no exame de ingresso, se o resultado já tiver sido divulgado. 

check_circleÉ requisito para a inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC a indicação e o aceite de um orientador pertencente ao quadro de orientadores permanentes ou colaboradores cadastrados no Programa e aptos a receber novas orientações (conforme listado no link Orientadores). 

check_circleO candidato deverá solicitar que 2 (duas) cartas de recomendação (conforme modelo disponível aqui) sejam enviadas ao programa por ex-professores, ex-orientadores, colaboradores, ou outros que tenham tido alguma relação profissional e/ou acadêmica com o candidato.
As cartas de recomendação devem ser enviadas diretamente pelo avaliador que recomenda o estudante, também em formato digital (arquivo formato pdf) para o Email ppg.fisica@ufabc.edu.br com o Assunto: “Recomendação – nome do candidato”.  
O docente que potencialmente irá orientar o estudante não deverá encaminhar carta de recomendação, podendo se manifestar em favor do candidato no Email de aceite de orientação.

info_outlineO documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção, cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

 

Seleção e classificação para atribuição de bolsas de estudo

 A classificação, em ordem de prioridade para atribuição de bolsas de estudo do programa, será feita em dois grupos, na seguinte ordem: Grupo I, candidatos que realizaram o EUF; Grupo II, candidatos que não realizaram o EUF. 
Estudantes residentes no exterior que não tenham feito o EUF poderão apresentar nota obtida em exame de física equivalente (como por exemplo GRE), que será analisada pela Coordenação e poderá ser validada como equivalente ao EUF, após normalização adequada, podendo assim concorrer no Grupo I.

Será considerado o mérito acadêmico dos candidatos compreendendo a avaliação dos seguintes aspectos: 
I. Desempenho no EUF (para candidatos do Grupo I)
II. Histórico escolar, Curriculum Vitae (para candidatos dos grupos I e II)
III. Carta de apresentação do candidato descrevendo os interesses específicos em pesquisa e motivação para ingresso na pós-graduação além das cartas de recomendação (para candidatos dos Grupos I e II). 

Cada membro da comissão de seleção atribuirá aos aspectos (II) e (III) acima uma nota numérica de 0 a 10. A nota final atribuída a cada candidato por cada avaliador será a média ponderada das notas atribuídas com os seguintes pesos: (a) histórico e Curriculum Vitae - peso 7 (sete); (b) cartas de recomendação - peso 3 (três), arredondadas para dois algarismos significativos.

Para os candidatos do Grupo I, será considerado na classificação o percentil em que o candidato foi classificado na edição do EUF indicada. Para fins de classificação será atribuído o valor ‘percentil’ x 10 como nota EUF normalizada. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas por cada avaliador ao candidato (Histórico, Currículo e Cartas), com peso 5 (cinco), e da nota EUF normalizada, com peso 5 (cinco), arredondadas para dois algarismos significativos. 

Para os candidatos do Grupo II, a nota final será a média aritmética das notas atribuídas por cada avaliador ao candidato (Histórico, Currículo e Cartas).

Estipula-se que a média final deverá ser maior ou igual a 5,00 (cinco) para candidatos do Grupo I, e 8,50 (oito vírgula cinco) para candidatos do Grupo II, para ingresso no Curso e classificação para atribuição de bolsas. 
Cada grupo de candidatos será ordenado da maior para a menor nota final conforme descrito acima.  
Em caso de empate na avaliação dos candidatos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: 
1. Maior nota no EUF, para candidatos do Grupo I. 
2. Maior nota média atribuída no item (II) histórico escolar, Curriculum Vitae e carta de motivação para candidatos dos grupos I e II. 
O resultado contendo a classificação em ordem de prioridade para atribuição de bolsas será publicado na página do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC na internet, no endereço http://fisica.ufabc.edu.br

A classificação não refletirá necessariamente o número de bolsas efetivamente disponíveis, que será confirmado em data posterior à divulgação desta classificação, por e-mail, diretamente aos classificados. 

Recomendamos a todos os candidatos aprovados juntamente com seus orientadores que solicitem bolsas de estudo diretamente às agências de fomento a pesquisa como a FAPESP, mesmo antes da matrícula no Programa.

info_outlineO documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção, cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

 

Exame Unificado das Pós-Graduações Em Física (EUF)

O Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF) é organizado conjuntamente pelas coordenações de diversos programas de pós-graduação em Física do Brasil incluindo a Universidade Federal do ABC - UFABC. Mais de 40 Programas de Pós-Graduação em Física brasileiros estão associados ao EUF.

A regulamentação completa do EUF pode ser encontrada no seguinte endereço:  [http://sbfisica.org.br/v1/euf/

Permite-se ao candidato indicar o resultado de uma das (três) edições anteriores do EUF realizadas até dois anos antes da edição referente ao processo seletivo do qual trata o presente edital. A mesma nota obtida numa das edições do EUF, e com a qual o candidato foi habilitado para o Mestrado, poderá ser empregada para o ingresso no curso de Doutorado, desde que respeitado o prazo de validade da nota.