Mestrado e Doutorado em um programa de excelência 

Oportunidades para estudantes com mentes ativas e curiosas, que estão realmente entusiasmados com sua pesquisa e o impacto que isso pode ter na sociedade e no mundo. Faça parte deste time e tenha uma extraordinária experiência de pós-graduação.

Seleção atual

Processo Seletivo 2024-AE

 Ingresso no 2º quadrimestre de 2024 (início das aulas prevista para junho) 

 ⇓Baixar o Edital da Seleção - 2024-AE

Principais Datas

Estas são as datas para o atual processo seletivo de ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC, bem como a classificação para bolsas de estudo. Para mais detalhes consultar o Edital no link acima.

01/MAR a 01/ABR : período de inscrição;
– 08/ABR : divulgação das inscrições deferidas e indeferidas;
– 15/ABR : divulgação do resultado parcial da seleção e classificação;
– 18/ABR : data limite para divulgação do resultado final da seleção;
– Matrículas e Início das Aulas: a ser divulgado em https://propg.ufabc.edu.br/matriculas/


Inscrição

A inscrição no processo seletivo será feita totalmente de forma eletrônica. O Candidato deverá acessar a página da PROPG, clicar em ”Mestrado e Doutorado > Processos Seletivos > Alunos Regulares”. Após entrar no sistema SIGAA, acessar o link apropriado do processo seletivo FIS - Ingresso 2024.2 - AÇÕES ESTRATÉGICAS desejado (Mestrado ou Doutorado) e preencher o formulário eletrônico, anexando os documentos solicitados. O documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção (link acima), cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

Orientador

Todos os candidatos devem necessariamente indicar o nome de um orientador no formulário de inscrição, com prévia anuência do mesmo. Recomenda-se contatar o(s) orientador(es) pretendido(s) o quanto antes, para agendar uma conversa telefônica/online. A lista de orientadores credenciados no PPG-Física está disponível aqui no site por ordem alfabética ou por linha de pesquisa.

  

INSCRIÇÕES DEFERIDAS

Avançam para a etapa de aprovação/reprovação e classificação pela Comissão de Ingresso, sendo avaliados de acordo com os critérios do edital.

 

Mestrado

 

Doutorado

 

INSCRIÇÕES INDEFERIDAS

 

--

 

Resultado e classificação para bolsas de estudo

(a ser divulgado até 18/ABR/2024)

 

 

Documentos para inscrição no processo seletivo

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá preencher, no período indicado, o formulário eletrônico de inscrição disponível no site: http://propg.ufabc.edu.br/processos-seletivos/, e anexar os seguintes documentos (obrigatoriamente em formato PDF): 

I. Documentos de identidade do candidato: RG para brasileiros, RNE no caso de candidato estrangeiro (se não possuir o RNE, será aceito, para inscrição, cópia das primeiras páginas do passaporte); 
II. Histórico escolar da graduação completo, incluindo eventuais reprovações em disciplinas; 
III. Histórico escolar do mestrado (para candidatos ao curso de Doutorado) completo, incluindo eventuais reprovações em disciplinas; 
IV. Curriculum Vitae, preferencialmente da plataforma Lattes (lattes.cnpq.br); 
V. Diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação (e de pós-graduação, se for o caso); ou carta do próprio candidato, com aval do orientador escolhido, declarando a iminente conclusão do curso (deve se informar data prevista de conclusão do curso, no caso da graduação as disciplinas que está cursando, no caso de pós-graduação a previsão de data de defesa da dissertação de mestrado). 
VI. Carta de apresentação (motivação) do candidato descrevendo seus interesses específicos em pesquisa e motivação para ingresso na pós-graduação, além de breve descrição de sua experiência previa em pesquisa (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, estágios em laboratórios e grupos de pesquisa, mestrado, etc) em no máximo 2 páginas, em PDF.

Observação: Para fins de inscrição no processo seletivo os diplomas de Graduação e de Mestrado obtidos em Programas de Pós-Graduação no exterior não necessitam ter a prévia revalidação por instituição pública brasileira.

 

Outros requisitos para inscrição

check_circleO candidato deve informar no ato da inscrição seu número de inscrição no Exame Unificado de Ingresso nas Pós-Graduações em Física (EUF) e a data da realização do exame e incluir junto dos documentos de inscrição o e-mail (em formato PDF) da Coordenação do EUF informando o ano da realização e a nota obtida no exame de ingresso, se o resultado já tiver sido divulgado. 

check_circleÉ requisito para a inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC a indicação e o aceite de um orientador pertencente ao quadro de orientadores permanentes ou colaboradores cadastrados no Programa e aptos a receber novas orientações (conforme listado no link Orientadores). 

check_circleO candidato deverá solicitar que 2 (duas) cartas de recomendação (conforme modelo disponível aqui) sejam enviadas ao programa por ex-professores, ex-orientadores, colaboradores, ou outros que tenham tido alguma relação profissional e/ou acadêmica com o candidato.
As cartas de recomendação devem ser enviadas diretamente pelo avaliador que recomenda o estudante, também em formato digital (arquivo formato pdf) para o Email ppg.fisica@ufabc.edu.br com o Assunto: “Recomendação – nome do candidato”.  
O docente que potencialmente irá orientar o estudante não deverá encaminhar carta de recomendação, podendo se manifestar em favor do candidato no Email de aceite de orientação.

info_outlineO documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção, cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

 

Seleção e classificação para atribuição de bolsas de estudo

 A classificação, em ordem de prioridade para atribuição de bolsas de estudo do programa, será feita em dois grupos, na seguinte ordem: Grupo I, candidatos que realizaram o EUF; Grupo II, candidatos que não realizaram o EUF. 
Estudantes residentes no exterior que não tenham feito o EUF poderão apresentar nota obtida em exame de física equivalente (como por exemplo GRE), que será analisada pela Coordenação e poderá ser validada como equivalente ao EUF, após normalização adequada, podendo assim concorrer no Grupo I.

Será considerado o mérito acadêmico dos candidatos compreendendo a avaliação dos seguintes aspectos: 
I. Desempenho no EUF (para candidatos do Grupo I)
II. Histórico escolar, Curriculum Vitae (para candidatos dos grupos I e II)
III. Carta de apresentação do candidato descrevendo os interesses específicos em pesquisa e motivação para ingresso na pós-graduação além das cartas de recomendação (para candidatos dos Grupos I e II). 

Cada membro da comissão de seleção atribuirá aos aspectos (II) e (III) acima uma nota numérica de 0 a 10. A nota final atribuída a cada candidato por cada avaliador será a média ponderada das notas atribuídas com os seguintes pesos: (a) histórico e Curriculum Vitae - peso 7 (sete); (b) cartas de recomendação - peso 3 (três), arredondadas para dois algarismos significativos.

Para os candidatos do Grupo I, será considerado na classificação o percentil em que o candidato foi classificado na edição do EUF indicada. Para fins de classificação será atribuído o valor ‘percentil’ x 10 como nota EUF normalizada. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas por cada avaliador ao candidato (Histórico, Currículo e Cartas), com peso 5 (cinco), e da nota EUF normalizada, com peso 5 (cinco), arredondadas para dois algarismos significativos. 

Para os candidatos do Grupo II, a nota final será a média aritmética das notas atribuídas por cada avaliador ao candidato (Histórico, Currículo e Cartas).

Estipula-se que a média final deverá ser maior ou igual a 5,00 (cinco) para candidatos do Grupo I, e 8,50 (oito vírgula cinco) para candidatos do Grupo II, para ingresso no Curso e classificação para atribuição de bolsas. 
Cada grupo de candidatos será ordenado da maior para a menor nota final conforme descrito acima.  
Em caso de empate na avaliação dos candidatos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: 
1. Maior nota no EUF, para candidatos do Grupo I. 
2. Maior nota média atribuída no item (II) histórico escolar, Curriculum Vitae e carta de motivação para candidatos dos grupos I e II. 
O resultado contendo a classificação em ordem de prioridade para atribuição de bolsas será publicado na página do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC na internet, no endereço http://fisica.ufabc.edu.br

A classificação não refletirá necessariamente o número de bolsas efetivamente disponíveis, que será confirmado em data posterior à divulgação desta classificação, por e-mail, diretamente aos classificados. 

Recomendamos a todos os candidatos aprovados juntamente com seus orientadores que solicitem bolsas de estudo diretamente às agências de fomento a pesquisa como a FAPESP, mesmo antes da matrícula no Programa.

info_outlineO documento oficial com todas as regras do processo seletivo é o Edital de Seleção, cuja leitura atenta recomendamos a todos os interessados. 

 

Exame Unificado das Pós-Graduações Em Física (EUF)

O Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF) é organizado conjuntamente pelas coordenações de diversos programas de pós-graduação em Física do Brasil incluindo a Universidade Federal do ABC - UFABC. Mais de 40 Programas de Pós-Graduação em Física brasileiros estão associados ao EUF.

A regulamentação completa do EUF pode ser encontrada no seguinte endereço:  [http://sbfisica.org.br/v1/euf/

Permite-se ao candidato indicar o resultado de uma das (três) edições anteriores do EUF realizadas até dois anos antes da edição referente ao processo seletivo do qual trata o presente edital. A mesma nota obtida numa das edições do EUF, e com a qual o candidato foi habilitado para o Mestrado, poderá ser empregada para o ingresso no curso de Doutorado, desde que respeitado o prazo de validade da nota.