Cecilia Chirenti, professora do PPG-Física da Universidade Federal do ABC (UFABC) foi selecionada para ser uma das Simons Emmy Noether Fellows de 2019-20 no Perimeter Institute for Theoretical Physics, do Canadá. A bolsa tem o objetivo de apoiar pesquisadoras em estágios iniciais ou intermediários da carreira científica, criando novas colaborações e acelerando o crescimento profissional das selecionadas. Com pós-doutoramento no Instituto Max Planck de Física Gravitacional (Instituto Albert Einstein, na Alemanha) entre 2007 e 2009, seu trabalho de pesquisa envolve o estudo de ondas gravitacionais e objetos compactos, como buracos negros e estrelas de nêutrons, usando a teoria da relatividade geral.

O anúncio do seleto grupo de 08 cientistas oriundas de várias partes do mundo e que incluiu a física teórica brasileira Cecilia Chirenti foi feito no último dia 08 de março por membros do Conselho do Programa Simons Emmy Noether Fellows. Segundo o comunicado do Perimeter Institute, as escolhas das oito bolsistas visitantes abrangeram uma série de especialidades na física e levaram em conta a excelência científica de cada uma delas.

As bolsas visam apoiar pesquisadoras nos estágios iniciais até intermediários da carreira, criar novas colaborações frutíferas e acelerar as carreiras científicas das selecionadas. O Perimeter Institute ainda propicia as condições necessárias para as pesquisadoras realizarem seus estudos por períodos prolongados e de forma a aproveitarem ao máximo sua permanência científica oferecendo infraestrutura e apoio logístico, tais como: moradia próxima, indicações de escolas e creches para os filhos.

Esse famoso instituto de pesquisa canadense instituiu o programa Simons Emmy Noether Fellows para homenagear o legado de Amalie Emmy Noether, uma grande cientista judia nascida na Alemanha, em 1882, e radicada nos Estados Unidos que fez contribuições fundamentais para a matemática e também para a física.

Ainda segundo o Perimeter Institute, “as candidatas selecionadas para o Simons Emmy Noether 2019/20 estão prontas para fazer descobertas em uma diversidade de campos da física: da teoria das cordas e da teoria quântica de campos aos buracos negros e à cosmologia”.