Exames de Qualificação de Mestrado e Doutorado
As normas e portarias que regulam o PPG Física, incluindo os exames de qualificação, podem ser encontradas aqui.
Prazos máximos
Mestrado: 18 meses após ingresso no curso,
com prorrogação máxima para 21 meses
Doutorado: 30 meses após ingresso no curso,
com prorrogação máxima para 36 meses
O exame de qualificação de mestrado deve ser realizado até 18 meses após o ingresso no curso. Se o estudante for reprovado no primeiro exame, terá até 21 meses após o ingresso para realizar um segundo exame.
O exame de qualificação de doutorado deve ser realizado até 30 meses após o ingresso no curso. Se o estudante for reprovado no primeiro exame, terá até 36 meses após o ingresso para realizar um segundo exame.
Sobre os exames
O Exame de Qualificação tem como objetivos:
(i) avaliar os rumos e os progressos obtidos até então no projeto de mestrado/doutorado, tendo em vista sua conclusão dentro dos prazos esperados;
(ii) avaliar a maturidade e o conhecimento científico do discente;
(iii) avaliar sua capacidade de articulação didática;
(iv) prover recomendações para aperfeiçoar o projeto de pesquisa do discente.
O Exame de Qualificação é avaliado por uma banca examinadora homologada pela Coordenação do Programa e constituída por 3 (três) membros titulares, 2 (dois) dos quais necessariamente docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC, e 1 (um) membro suplente.
- O orientador e o co-orientador não são elegíveis para participar da banca do Exame de Qualificação.
- O orientador e o co-orientador poderão assistir à apresentação, mas não poderão participar dela, ou auxiliar o discente nas respostas, a menos que sejam questionados diretamente pela banca e/ou seu presidente.
- No caso de discente com projeto de pesquisa experimental, sugere-se que pelo menos um dos membros titulares da banca deverá ser teórico; no caso de projeto de pesquisa teórico, sugere-se que pelo menos um dos membros titulares da banca deverá ser experimental.
- Sugere-se que um dos membros titulares da banca não pertença a Linha de Pesquisa do Programa na qual se insere o projeto do discente.
O discente deverá enviar à banca, antes da realização do Exame de Qualificação, material que permita sua familiarização prévia com os aspectos fundamentais de seu projeto de pesquisa. Seguem as instruções:
- Este material precisa levar em conta a presença de membros não-especialistas no tema do Exame de Qualificação na banca, incluindo uma introdução geral aos tópicos abordados.
- Para o caso de Exames de Qualificação de Mestrado (EQM), o discente deverá encaminhar aos membros da banca os slides usados na apresentação com pelo menos 48h de antecedência.
- Para o caso de Exames de Qualificação de Doutorado (EQD), o discente deverá entregar à banca uma monografia com até 50 páginas sobre o tema da apresentação, com pelo menos uma semana de antecipação à data do EQD.
O tempo da apresentação será de 30 a 40 minutos para o EQM e de 40 a 50 minutos para o EQD. Sugere-se o tempo total máximo de arguição de 60 (sessenta) minutos.
Após a apresentação e arguição a banca se reunirá a portas fechadas para a avaliação da apresentação e do desempenho do discente, e para a decisão final.
- Caso o discente seja considerado reprovado, a banca deve preencher na ata quais os fatores que a levaram a esse julgamento, e sugerir as mudanças necessárias no desenvolvimento/apresentação do projeto de pesquisa do discente. O estudante poderá realizar um segundo exame de qualificação em um prazo máximo de três meses.
- Recomenda-se que, em caso de reprovação no Exame de Qualificação, pelo menos um dos membros presentes na banca que reprovou o discente seja também membro titular da banca de avaliação do seu segundo Exame de Qualificação.
Os exames são marcados via procedimento online no sistema SIGAA. Informações detalhadas sobre agendamento de bancas de qualificação e defesa então disponíveis em: http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/