Seminário Especial: Light propagation in disordered media: from random lasers to imaging by optical coherence tomography

Convidado: Prof. Anderson Stevens Leônidas Gomes

Universidade Federal de Pernambuco

Data: 09/03/2016, as 14h, Sala: A-102-0

Resumo da bibliografia: Anderson S. L. Gomes concluiu a Graduação (Licenciatura, 1978) e Mestrado em Física (1982) no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou o doutorado em Física no Imperial College of Science, Technology and Medicine, University of London (1986), e pós-doutorado na Brown University (1992). É Professor permanente no Departamento de Física da UFPE desde 1990, estando atualmente na categoria de Professor Associado IV. Suas atividades científicas são na área de nanofotônica, biofotônica, óptica não linear e comunicações ópticas. É co-autor de mais de 220 artigos científicos (Fator H: 28) e supervisionou mais de 20 dissertações de mestrado e 16 teses de doutorado. É fellow da Optical Society of America, onde foi Presidente do Conselho Internacional (2011-2012). É também membro da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Atuou em comitês científicos no CNPq, FACEPE e CAPES. Foi membro do CA-CNPq, do Conselho Superior da FACEPE e coordenou a área de Física e Astronomia da CAPES de 2008 a 2010. Atua como árbitro de várias revistas internacionais em sua área de conhecimento (Optics Letters, Optics Express, Physical Review, J. of Biomedical Optics, Electronics Letters, etc). É Editor Associado da revista Advances in Optics and Photonics, da Optical Society of America. Tem atuado como coordenador cientifico ou presidente de diversas conferências nacionais e internacionais no Brasil. Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Comendador na área de Ciências Físicas (Decreto de 27 de dezembro de 2010). É pesquisador IA do CNPq. Em 2010, atuou como Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, e foi Secretário de Educação de Pernambuco, no periodo de Janeiro de 2011 a Dezembro de 2012. É membro designado do Conselho Técnico Cientifico de Educação Básica da CAPES ( a partir de 2015). Foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em Dezembro de 2015.

Para maiores detalhes das linhas de pesquisa, ver www.andersongomes.com