PRÓXIMO COLÓQUIO DA FÍSICA

 

CURTA A PÁGINA DE COLÓQUIOS DA FÍSICA NO FACEBOOK

 

 

PRÓXIMOS COLÓQUIOS 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 24 de outubro às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Luis Gregório Dias da Silva (IF-USP)

Título: Elétrons em circuitos quânticos: os 30 anos da fórmula de Landauer

Resumo: O transporte eletrônico em um condutor "clássico" é, em geral, bem descrito pela Lei de Ohm, que relaciona a corrente elétrica com a diferença de potencial entre os extremos do condutor. No caso de sistemas mesoscópicos, no entanto, o transporte de elétron envolve efeitos quânticos e a descrição clássica não é mais adequada. Em 1988, Rolf Landauer estabeleceu um paradigma na descrição de transporte eletrônico em sistemas quânticos. A chamada "fórmula de Landauer" associa a condutância elétrica à transmissão quântica através de uma região entre dois contatos metálicos. Em 1992, Meir e Wingreen generalizaram a fórmula de Landauer para sistemas de elétrons interagentes que obedecem à chamada condição de "acoplamento proporcional": a geometria da conexão do sistema com o contato da esquerda tem que ser idêntica à do contato da direita, a menos de uma constante multiplicativa nos acoplamentos. Neste colóquio, farei uma revisão destes conceitos e apresentarei uma extensão do formalismo de Meir-Wingreen para uma classe de sistemas mesoscópicos que não obedecem à condição de acoplamento proporcional. Esta generalização abre novas possibilidades para o estudo de circuitos quânticos de geometrias diversas e que envolvam a ação combinada de correlações locais entre os elétrons e efeitos de interferência quântica.

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 31 de outubro às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Francisco A. B. Coutinho (FMUSP)

Título: O que são as "variáveis naturais " dos potenciais termodinâmicos

Resumo: Muitos livros de Termodinâmica explicam o que são Potenciais Termodinâmicos e porque eles são uteis. Alguns livros mencionam que para serem úteis estes potenciais têm que ser expressos em suas “variáveis naturais”. De fato, o que acontece é que, tendo escolhido as variáveis, um potencial apropriado é calculado de modo a conter toda informação sobre o sistema. Na nossa opinião este ponto não é bem explicado na literatura. Vamos mostrar que apesar de ser possível exprimir um Potencial Termodinâmico  em quaisquer variáveis eles perdem informações do sistema a não ser que sejam  expressos em suas variáveis naturais.

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 07 de novembro às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Anderson Tomaz (CMCC – UFABC)

Título: Sobre a construção definitiva de uma teoria quântica da gravidade

Resumo: A conciliação entre  Relatividade Geral e Mecânica Quântica -- duas importantes e bem-estabelecidas teorias -- parece pouco provável até o momento. Seria a busca por uma teoria de gravidade quântica uma idiossincrasia dos físicos teóricos? Ou, de fato, perseguimos a resolução de um dos maiores problemas da física teórica, a qual poderia resolver questões sobre singularidades e o problema do paradoxo da perda de informação? Discutiremos neste colóquio sobre as possibilidades de construir uma teoria quântica de gravidade, definitivamente consistente e testável, onde brevemente será exposto o atual estado da arte de cada abordagem, assim como suas correspondentes perspectivas e desafios de um objetivo tão íngreme de ser atingido.

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 21 de novembro às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Sante Carloni (Faculdade de Ciências – Univ. de Lisboa)

Title: Dynamical systems, Cosmology and the Dark Universe: the joys and toils of cosmological phase spaces.

Abstract: The discovery of the phenomenon of cosmic acceleration has changed dramatically our understanding of the dynamics of the universe. In this talk I will firstly review a general algorithm that allows to use dynamical systems techniques to analyse a relativistic cosmological model. I will then use this algorithm to evaluate some recently proposed frameworks for the theoretical understanding of cosmic acceleration. Special emphasis will be given to some subtle mathematical issues related the structure of the algorithm and their resolution, when available.

 

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 28 de novembro às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Alysson Ferrari (CCNH - UFABC)

Título: Einstein estava errado? Violações da simetria de Lorentz como uma janela para uma nova física

Resumo: A relatividade, proposta por Einstein no começo do século XX, veio a se tornar uma das teorias de maior sucesso da física, servindo como um dos pilares fundamentais para nossa compreensão moderna do universo. Contudo, uma das lições que aprendemos com Einstein é que teorias físicas geralmente tem seu domínio de validade: uma teoria de grande sucesso em descrever certos fenômenos pode simplesmente deixar de valer se extrapolada para um novo regime, como o que acontece com a mecânica de Newton quando exploramos o mundo subatômico, ou fenômenos que envolvem velocidades que não são desprezíveis se comparadas com a da luz. Da mesma forma, a teoria da relatividade também pode ter seu domínio de validade, e é fundamental testar seus princípios fundamentais em regimes que não foram ainda investigados. Um exemplo é na chamada escala de Planck, envolvendo energias tão altas que a compreensão atual da mecânica quântica e da gravitação falham, e justamente por isso esse esperamos o surgimento de uma nova física, e a validade dos princípios que conhecemos devem ser testados. Vamos discutir como a busca por violações da simetria de Lorentz, o princípio fundamental da teoria da relatividade restrita, se apresenta como uma janela para a investigação da física na escala de Planck.

 

 


COLÓQUIOS ANTERIORES

 

Colóquios 2018

 

Colóquios 2017

 

Seminários 2016

 

Seminários 2015
 

Seminários 2014
 

Seminários 2013
 

Seminários 2012
 

Seminários 2011
 

Seminários 2010
 

Seminários 2009
 

Seminários 2008
 

Seminários 2007

Go to top