Seleção e Ingresso (Mestrado e Doutorado)

Seleção e Ingresso

 


INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO SELETIVO ATUAL: Processo Seletivo 2018/1


 

A seleção e classificação dos candidatos para atribuição de bolsas serão feitas através de análise de currículo, histórico escolar, cartas de recomendação e desempenho no Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF), conforme detalhado em cada edital específico de seleção. 

Para efetivar a inscrição, todos documentos (listados no edital) devem ser digitalizados e enviados conforme informado no edital de seleção. ATENÇÃO: documentos enviados de forma diferente do indicado no edital serão desconsiderados. 

Dúvidas/consultas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

 
O PPG-Física/UFABC pode oferecer também, via Edital específico, uma seleção separada para ingresso no curso de doutorado, em fluxo contínuo, para estudantes optem por não receber bolsa de estudos da quota institucional do Programa. Esta seleção se destina a candidatos de excelente prospecto acadêmico, que já tenham um projeto de pesquisa bem definido, escrito em colaboração com um dos docentes credenciados no Programa, que aceite atuar como orientador. Informações específicas sobre esse tipo de ingresso são encontradas nesta página.
 
 

Exame Unificado das Pós-Graduações em Física (EUF)

 

A Pós-Graduação em Física (PG-Física) da UFABC é uma das instituições organizadoras do "Exame Unificado de Ingresso nas Pós-Graduações em Física (EUF)". O desempenho do candidato no EUF será considerado no processo seletivo e na atribuição de bolsas de estudo. Além da UFABC, diversas instituições aplicam o exame no Brasil e em outros países. 

Para mais informações sobre o exame unificado de ingresso visite o site do EUF. Em particular, fique atento às informações e datas divulgadas para cada exame, porque tipicamente o período de inscrições no EUF antecede o de inscrição no PG-Física em vários meses.

A inscrição no exame unificado não implica na inscrição automática para o processo seletivo da Pós-Graduação em Física da UFABC. A inscrição para o curso de Pós-Graduação em Física da UFABC deve ser feita separadamente seguindo as orientações a seguir.

 


Inscrição no processo seletivo para o PPG-Física da UFABC

 
A inscrição completa envolve basicamente três etapas.
 

1a. Etapa: aceite por um orientador

É obrigatório que o candidato entre em contado previamente com um dos orientadores credenciados e obtenha o aceite de um orientador para se inscrever no processo seletivo do PG-Física da UFABC. O candidato deverá indicar o nome do orientador no formulário de inscrição. Recomenda-se que o candidato agende uma visita ou conversa telefônica (ou via internet) com o(s) orientador(es) pretendido(s) o quanto antes.

A lista de orientadores credenciados no PG-Física encontra-se Orientadores Credenciados.

O orientador que aceita o estudante deverá enviar email confirmando o interesse em orientar o candidato.

 

2a. Etapa: envio de documentos 

O aluno interessado deve enviar os documentos obrigatórios, conforme instruções do edital.

Desde 2016/2, este processo é feito via um formulário eletrônico, disponível na página da PROPG, onde o candidato irá preencher todos os dados necessários, bem como anexar a documentação exigida. 
 
No processo de Inscrição, o aluno deve indicar seu número de inscrição no EUF e a data da realização do mesmo, ou anexar cópia do e-mail do EUF informando o ano da realização e a nota obtida no exame de ingresso, se o resultado já tiver sido divulgado.
 
 

3a. Etapa: envio de cartas de recomendação

São requeridas para a inscrição duas cartas de recomendação, que devem ser enviadas por avaliadores que tenham tido alguma relação profissional/acadêmica com o candidato, como ex-orientadores, professores, etc. As cartas de recomendação devem ser enviadas diretamente pelo avaliador que recomenda o estudante, por email, conforme instruções do edital. 
 
O modelo a ser seguido para as cartas de recomendação encontra-se em [fisica.ufabc.edu.br/index.php/sobre-o-curso/formularios-e-modelos-para-download].
 
 

Observações:

  1. O conhecimento instrumental da língua inglesa (i.e. leitura e compreensão de textos técnicos) é imprescindível para o estudante cursar a pós-graduação em física.
  2. A documentação original, ou cópia autenticada, deverá ser apresentada pelos candidatos selecionados no momento da matrícula. A matrícula somente será efetivada após a apresentação de todos os documentos, incluindo o diploma ou comprovante de conclusão do curso de graduação (para o mestrado) e do mestrado (para o doutorado caso o candidato tenha cursado mestrado).

 


Bolsas de Pós-Graduação:

 
O Programa de Pós-Graduação em Física possui bolsas de estudos de Mestrado e Doutorado financiadas pela CAPES, CNPq, FAPESP*, e por recursos próprios da UFABC. Em geral, a maioria dos candidatos selecionados recebem bolsas de estudo, podendo assim dedicar-se em tempo integral as atividades acadêmicas e de pesquisa da pós-graduação.

* Bolsas FAPESP devem ser solicitadas diretamente a esta agência de fomento pelo orientador do candidato.

 


 Matrículas

Informações sobre a matrícula podem ser obtidas diretamente na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFABC.

 

Contato / Contact

PUBLICAÇÕES RECENTES

Information content in F(R) brane models with nonconstant curvature, Phys. Rev. D 92, 126005 (2015)


Thermal rectification in anharmonic chains under an energy-conserving noise, Phys. Rev. E 92, 062120 (2015)


Multiband electronic characterization of the complex intermetallic cage system Y1−xGdxCo2Zn20, Phys. Rev. B 92, 214414 (2015)


Irreversibility and the Arrow of Time in a Quenched Quantum System, Phys. Rev. Lett. 115, 190601 (2015)


Practical security analysis of two-way quantum-key-distribution protocols based on nonorthogonal states, Phys. Rev. A 92, 052317 (2015)


Tight bound on the trace distance between a realistic device with partially indistinguishable bosons and the ideal Boson Sampling, Phys. Rev. A 91, 063842 (2015)


Hierarchically structured nanowires on and nanosticks in ZnO microtubes, Scientific Reports 5, 15128 (2015)


Microtubes decorated with nanowires, Applied Physics Letters 106, 213104 (2015)


Relaxation dynamics of deeply supercooled confined water in L,L-diphenylalanine micro/nanotubes, Phys. Chem. Chem. Phys. 17, 32126 (2015)


Compact stars with a small electric charge: the limiting radius to mass relation and the maximum mass for incompressible matter, Euro. Phys. J. C, 75, 76 (2015)


Charged black holes in expanding Einstein-de Sitter universes, Classical and Quantum Gravity 32, 115004 (2015)


Numerical relativity simulations of neutron star merger remnants using conservative mesh refinement, Phys. Rev. D 91, 124041 (2015)


DFT+U Simulation of the Ti_4O_7−TiO_2 Interface, Phys. Rev. Applied 3, 024009 (2015)


Partial indistinguishability theory for multiphoton experiments in multiport devices, Phys. Rev. A 91, 013844 (2015)


Coherent measurements in quantum metrology, New Journal of Physics 17, 023057 (2015)


Classical Tests of General Relativity: Brane-World Sun from Minimal Geometric Deformation, Europhysics Letters 110, 40003 (2015)


Configurational Entropy for Travelling Solitons in Lorentz and CPT Breaking Systems, Annals of  Physics 359, 198 (2015)


Thick Braneworlds and the Gibbons-Kallosh-Linde No-go Theorem in the Gauss-Bonnet Framework, Europhysics Letters 110, 20004 (2015)


Questing for Algebraic Mass Dimension One Spinor Fields, European  Physical Journal C 75 (2015) 266


D-oscillons in the standard model extension, Phys. Rev. D 91, 125021 


Non-Markovian qubit dynamics in a circuit-QED setupPhys. Rev. A 91, 022122


Cavity-aided quantum parameter estimation in a bosonic double-well Josephson junctionPhys. Rev. A 91, 033631 (2015)


Thermal transport in out-of-equilibrium quantum harmonic chainsPhys. Rev. E 91, 042116 (2015)


Spinor Fields Classification in Arbitrary Dimensions and New Classes of Spinor Fields on 7-Manifolds, JHEP 1502, 069 (2015)


Regular Bulk Solutions in Brane-worlds with Inhomogeneous Dust and Generalized Dark Radiation, Adv. High Energy Phys. 2015, 59268 (2015)


Holographic Dark Energy Models and Higher Order Generalizations in Dynamical Chern-Simons Modified Gravity, Eur. Phys. J. C 75, 44 (2015)


Spherically symmetric thick branes cosmological evolution, Gen. Rel. Grav. 47, 1840 (2015).

Contato

Endereço Postal // Postal Address

Programa de Pós-Graduação em Física
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Campus Santo André, Bloco B, 8º andar.
Rua Santa Adélia, 166, 09210-170, Santo André, SP, Brasil
 

e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. || Telefone: +55 (11) 4996.0088 / 4996.0099 / 4996.0021

 

Localização do Campus Santo André da UFABC / Location of the Santo André Campus of UFABC (Google Maps)

Como Chegar / How to Arrive at UFABC

Secretaria de Atendimento

Go to top