Exames de Qualificação de Mestrado de Doutorado

Prazos máximos

Mestrado: 18 meses 
com prorrogação no máximo 21 meses

Doutorado: 30 meses (idealmente 24 meses)
com prorrogação no máximo 33 meses

add_alertCaso o exame de qualificação não seja realizado no prazo (a contar da data da primeira matrícula), o estudante será considerado reprovado.  O estudante terá mais uma chance de realizar o exame em 3 meses adicionais (neste caso deve solicitar prorrogação de prazo). Se o estudante for reprovado no primeiro exame vale a mesma regra. Após o prazo máximo de 21 meses para o mestrado e 33 meses para o doutorado, o estudante que não realizar o exame de qualificação será desligado do curso. 

add_alertFique atento aos prazos máximos e lembre-se que o exame de qualificação deve ser agendado no mínimo trinta dias (30) antes do prazo final. O procedimento para agendamento de bancas pode ser consultado em: http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/

Sobre os exames

O Exame de Qualificação tem como objetivos: 
(i) avaliar os rumos e os progressos obtidos até então no projeto de mestrado/doutorado, tendo em vista sua conclusão dentro dos prazos esperados; 
(ii) avaliar a maturidade e o conhecimento científico do discente; 
(iii) avaliar sua capacidade de articulação didática; 
(iv) prover recomendações para aperfeiçoar o projeto de pesquisa do discente. 

O Exame de Qualificação é avaliado por uma banca examinadora homologada pela Coordenação do Programa e constituída por 3 (três) membros titulares, 2 (dois) dos quais necessariamente docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC, e 1 (um) membro suplente. 

labelO orientador e o co-orientador não são elegíveis para participar da banca do Exame de Qualificação.

labelO orientador e o co-orientador poderão assistir à apresentação, mas não poderão participar dela, ou auxiliar o discente nas respostas, a menos que sejam questionados diretamente pela banca e/ou seu presidente.

labelNo caso de discente com projeto de pesquisa experimental, sugere-se que pelo menos um dos membros titulares da banca deverá ser teórico; no caso de projeto de pesquisa teórico, sugere-se que pelo menos um dos membros titulares da banca deverá ser experimental.

labelSugere-se que um dos membros titulares da banca não pertença a Linha de Pesquisa do Programa na qual se insere o projeto do discente.

O discente deverá encaminhar à banca, antes da realização do Exame de Qualificação, material que auxilie a mesma a se inteirar previamente dos aspectos fundamentais sobre seu projeto de pesquisa. 

labelEste material precisa levar em conta a presença de membros não-especialistas no tema do Exame de Qualificação na banca, incluindo uma introdução geral aos tópicos abordados.

labelPara o caso de Exames de Qualificação de Doutorado (EQD), o discente deverá entregar à banca uma monografia com até 50 páginas sobre o tema da apresentação, com pelo menos uma semana de antecipação à data do EQD.

labelPara o caso de Exames de Qualificação de Mestrado (EQM), o discente deverá encaminhar aos membros da banca os slides usados na apresentação com pelo menos 48h de antecedência.

labelEm ambos os casos, o material pode ser encaminhado à banca em formato digital (em formato PDF) por e-mail.

O tempo da apresentação será de 30 a 40 minutos para o EQM e de 40 a 50 minutos para o EQD. 
Sugere-se o tempo total máximo de arguição de 60 (sessenta) minutos. 
Após a apresentação e arguição a banca se reunirá a portas fechadas para a avaliação da apresentação e do desempenho do discente, e para a decisão final. 

labelCaso o discente seja considerado reprovado, a banca deve preencher na ata quais os fatores que a levaram a esse julgamento, e sugerir as mudanças necessárias no desenvolvimento/apresentação do projeto de pesquisa do discente. O estudante poderá realizar um segundo exame de qualificação em um prazo máximo de três meses. 

labelRecomenda-se que, em caso de reprovação no Exame de Qualificação, pelo menos um dos membros presentes na banca que reprovou o discente seja também membro titular da banca de avaliação do seu segundo Exame de Qualificação.

Desde de junho de 2019 os exames são marcados via procedimento online no sistema SIGAA. Informações detalhadas sobre agendamento de bancas de qualificação e defesa então disponíveis em: http://propg.ufabc.edu.br/bancas-de-defesa/