Alto impacto em pesquisa e internacionalização

Segundo uma publicação recente organizada pela FAPESP, a UFABC tem o maior índice de impacto científico e internacionalização das pós-graduações da área de física no Brasil.

Sample image

Figura 1. Colaborações internacionais e impacto de citações normalizado na área de Física

Publicações na base InCites/Web of Science da área de física (Capes), instituições com programa de doutorado em física, notas 6/7 e UFABC (pontos azuis), instituições escolhidas de outros países (pontos vermelhos), 2010-2012. A seta indica a posição de destaque da UFABC. [Adaptado do Cap. 9 do livro Repensar a Universidade.]

Trata-se do livro Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais (disponível online), organizado por Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP cujo projeto foi realizado com apoio da FAPESP. Este livro contem uma série Indicadores de desempenho acadêmico e comparações internacionais de cursos e universidades. Em particular o capítulo 9 intitulado "Avaliação da Pós-Graduação, Publicações Científicas e Rankings Internacionais" de autoria de Renato H. L. Pedrosa e Micael W. Pereira,  trás uma excelente análise da área Física no Brasil e faz comparações entre a avaliação da CAPES e critérios/indicadores internacionais bem estabelecidos. Os autores focam em dois indicadores:

pie_chartImpacto de citações normalizado que está relacionado com o número de citações recebidas por artigos científicos normalizado de tal maneira que a média internacional da área de Física é igual a 1.

pie_chartPercentual de colaborações internacionais que é o percentual de artigos publicados pelas instituições na área de física com colaboração internacional.

Na figura 1, vemos que a UFABC ocupa lugar de destaque nos dois indicadores quanto comparada aos programa nota 6 e 7 da CAPES na área de Física. De uma perspectiva internacional da área podemos dizer que a Física da UFABC nestes indicadores está mais próxima de universidade de padrão mundial como Oxford, Cambridge, Imperial College (UK), Havard, Calthec e MIT (USA) do que suas contrapartidas nacionais.

A  pesquisa em física realizada  na UFABC tem foco em impacto e no real avanço do conhecimento científico e tecnológico com intensa colaboração internacional.

Física da UFABC entre as top 50 do mundo no Nature Index 2019 - Melhores universidades jovens (com menos de 50 anos)

Os resultados de um novo ranking acadêmico demonstram o vigor de um tipo de universidade de classe mundial que tende a ser mais flexível e interdisciplinar do que o modelo tradicional, com impacto em sua capacidade de inovar. Divulgada em outubro de 2019, a Nature Index Jovens Universidades 2019 apontou as 175 melhores universidades do mundo criadas há menos de 50 anos, usando como parâmetro a produção científica publicada em 82 revistas de alto impacto em quatro campos do conhecimento — física, química, ciências da vida e ciências ambientais e da Terra.

pie_chart No ranking específico da área de Física a UFABC está classificada na 27ª posição e a Física da UNESP aparece logo em seguida na 28ª posição [a classificação completa pode ser conferida em: https://go.nature.com/30cylTc ]. Essa colocação demonstra não só a qualidade e a busca pela excelência da comunidade de física da UFABC, mas também os resultados positivos de um ambiente interdisciplinar aberto a inovação e criatividade que valoriza e estimula jovens cientistas na realização de pesquisas não convencionais.

Abaixo apresentamos alguns indicadores referentes aos anos de 2017 e 2018, utilizados pelo Comitê Assessor de Física e Astronomia para avaliar os programas de pós-graduação segundo a metodologia da CAPES.

Produção científica em cada estrato QUALIS CAPES sem cHEP

Percentual da produção científica do programa em cada estrato nos anos de 2017 e 2018 sem colaborações de física de altas energias (cHEP).
A1 maior prestígio/impacto e B5 menor prestígio/impacto.

75% nos estratos A1 e A2

0estrado A1
0estrado A1 e a2
0estratos A1, A2 e b1
0todos os ESTRATOS

Média de artigos por docente por ano em cada estrato QUALIS CAPES

as médias se referem aos anos 2017 e 2018 sem a participação de cHEP
esses indicadores estão substancialmente acima da média nacional  e dos números típicos de curso nota 6 e 7
da última avaliação da quadrienal da CAPES

1.1

ESTRADO A1

3.6

ESTRATOS A1 e A2

4.2

ESTRATOS A1, A2 e B1

4.8

TODOS OS ESTRATOS

Bolsistas produtividade em pesquisa do CNPq

Outro indicador comumente usado nas avaliações é a presença de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (cerca de 76% do corpo docente)

0PQ nível 1A e 1B
0PQ nível 1C
0PQ nível 1D
0PQ nível 2

Física experimental de altas energias (HEP)

É importante mencionar que em toda auto avaliação que fazemos excluímos as publicações de grandes colaborações experimentais para evitar qualquer possível viés de avaliação. Entretanto consideramos que a participação nas grandes colaborações experimentais trazem contribuições importantes para o país e, em particular, contribuem em diversos aspetos ligados a formação de estudantes e internacionalização do programa. Mencionamos ainda que a participação nestas colaborações permitem que estudantes e docentes do programa atuem no desenvolvimento de instrumentação, planeamento e analise de dados de grandes experimentos que estão na fronteira do conhecimento científico e tecnológico. Este desenvolvimento, devido sua complexidade e seu custo, seria impossível sem o esforço multilateral de pesquisadores de diversos países.

Efetivamente temos 5 professores permanentes que fazem parte de grandes colaborações experimentais e 28 professores permanentes que não participam dessas colaborações. Todos os dados de produção científica discutidos acima se referem a este grupo de 28 docentes.

Atualmente temos participação nos seguintes experimentos:

LHC - CMS (Compact Muon Solenoid) - CERN Suíça
LHC - Alice (A Large Ion Collider Experiment) - CERN Suíça