Concursos para Físicos na UFABC

flag_of_the_united_statesEnglish version

Encontra-se abertos editais para contratação de professores efetivos na área de Física na UFABC.

Informações gerais sobre os concursos na UFABC podem ser encontrados nesta página.

Edital Geral dos Concursos da UFABC

Os processos seletivos abertos encontram-se descritos abaixo.

Espectroscopias (1 vaga)

Inscrições prorrogadas até 11/08/14

Perfil do Candidato

O candidato deve ter atuação competitiva de pesquisa em física experimental atuando em um ou mais dos seguintes temas: espectroscopia óptica; espectroscopia vibracional; fenômenos ultra-rápidos; espectroscopia eletrônica, espectroscopia de campo próximo; espectroscopia de ressonância (eletrônica e/ou nuclear); materiais fotônicos; metamateriais; biofotônica.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Os editais abaixo se encontram com inscrições encerradas. Os candidatos devem ficar atentos pois todas as informações relevantes, como homologação de inscrições, confirmação da data de realização das provas, etc..., são publicadas única e exclusivamente nas páginas oficias de cada concurso, indicadas abaixo.

Astrofísica, Cosmologia e Relatividade Geral (1 vaga)

Perfil do Candidato

A formação e as linhas de pesquisas do candidato à área de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação devem abordar trabalhos teóricos e/ou de simulações em uma ou mais das seguintes áreas: astrofísica estelar; e/ou astrofísica de objetos compactos; e/ou simulações numéricas em astrofísica; e/ou simulações em sistemas astrofísicos relativísticos; e/ou modelos e testes cosmológicos; e/ou formação da estrutura cosmológica de larga escala; e/ou soluções exatas das equações da Relatividade Geral; e/ou ondas gravitacionais; e/ou ou física dos buracos negros; e/ou teorias efetivas da gravitação; e/ou teoria de campos em espaços-tempos curvos.

Física Aplicada (1 vaga)

Perfil do Candidato
O candidato à area de Física, subárea Física Aplicada, deve ter atuação em pesquisa experimental em um ou mais dos seguintes temas: Síntese e/ou caracterização de materiais semicondutores; Dispositivos ópticos, optoeletrônicos, magnéticos e/ou conversores de energia; Filmes finos e/ou superfícies.

Simulação Computacional de Materiais (1 vaga)

Inscrições prorrogadas até 11/07/14

Perfil do Candidato
O candidato deve ter atuação competitiva de pesquisa em uma ou mais das seguintes áreas: simulação computacional aplicada à descrição de propriedades de átomos, moléculas, macromoléculas, agregados moleculares, materiais nanoestruturados, superfícies e interfaces, materiais avançados, materiais para energia. Desenvolvimento de métodos computacionais para descrição de propriedades eletrônicas, termodinâmicas, magnéticas, estruturais e/ou de transporte em materiais. Simulações atomísticas e métodos de multiescala.

Física das Partículas Elementares e Campos (1 vaga)

Inscrições encerradas; futuras informações sobre a realização das provas nesta página.

Perfil do Candidato
O candidato à área de Física, subárea Física das Partículas Elementares e Campos, deve ter atuação em pesquisa teórica em um ou mais dos seguintes temas: Teoria de campos quânticos e suas aplicações na descrição das interações fundamentais; Fenomenologia do modelo padrão e extensões; Física hadrônica; Teorias de gravitação quântica.

Física Experimental de Altas Energias (1 vaga)

Inscrições prorrogadas até 11/07/14

Perfil do Candidato
O perfil de pesquisa do candidato à área de Física Experimental de Altas Energias deve incluir a atuação em uma ou mais das seguintes áreas experimentais: experimentos de colisões hadrônicas a altas energias, experimentos de detecção de raios cósmicos, experimentos de detecção de neutrinos, experimentos de detecção de matéria escura e/ou energia escura, medição da radiação cósmica de fundo, medição de parâmetros cosmológicos ou astrofísicos.