Infraestrutura para pesquisa

A Universidade Federal do ABC (UFABC) possui diversos recursos de infra-estrutura e equipamentos para dar suporte às suas atividades de pesquisa. Além de uma Central Experimental Multiusuário (CEM) a UFABC possui um Centro de Supercomputação.

Para um tour fotográfico pela infra-estrutura de pesquisa da UFABC (clique aqui)

CENTRO DE SUPERCOMPUTAÇÃO
SUPERCOMPUTADOR - UFABC
O Altix 4700 é o primeiro sistema computa cional de alto desempenho que a UFABC instalou em seu Centro de Supercomputação. Essa infra-estrutura dá suporte aos professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação no desenvolvimento de pesquisas e estudos que exigem grande poder de processamento de dados. Compartilhamento Quando entrou em operação em agosto de 2007, o Altix da UFABC era a máquina de maior capacidade de memória compartilhada da América Latina, possuindo em uma única estrutura 136 processadores (cores) Itanium 2 (64 bits) com 272Gb de memória RAM e mais de 15Tb de espaço disponível em disco. Essa arquitetura computacional permite aos pesquisadores e cientistas da UFABC atuar com duas estratégias de pesquisa: Usar toda a memória compartilhada e poder de processamento em um único ou rodar diversos projetos menores simultaneamente. Há outros supercomputadores com maior cap acidade de processamento no Brasil, mas operando em sistema de Cluster.
Supercomputador da UFABC - Informações Técnicas Fabricante: Silicon Graphics, Inc (SGI) - EUA Modelo: Altix 4700 Memória: 272 GB Processadores Duplos: 68 Dual-Core Intel e Itanium Sistemas Operacionais: Linux (SUSE) e Enterprise Server 10 Capacidade de Disco: 30TB, combinados em dois núcleos (InfiniteStorage 350 e InfiniteStorage 120)
Investimento: R$ 2 milhões (UFABC/MEC)
CLUSTER CROMO - UFABC
34 ´cores´ de processamento, 132 GB de memória RAM e 4.6 TB de espaço em disco. Investimento: R$ 160.000,00 (CNPq / FAPESP) Entrou em operação em junho de 2007
CLUSTER BULL NOVASCALE - UFABC
176 ´cores´ de processamento, 352 GB de memória RAM e 16.5 TB de espaço em disco. Investimento: R$ 490.000,00 (CAPES)

CENTRAL EXPERIMENTAL MULT
IUSUÁRIO (CEM)
De uso comum de todos os pesquisadores da UFABC, de algumas instituições associadas e indústrias. Equipamentos da CEM
  • Microscópio de Força Atômica e Tunelamento
  • Análise Termogravimétrica
  • Microscópios Ópticos
  • Cromatógrafo Líquido Acoplado ao Espectrômetro de Massas
  • Mesas Ópticas com Controle de Vibração & Sistemas Laser
Investimento: R$ 13 milhões (UFABC/MEC)

ACESSO A
OUTRAS FACILIDADES EXPERIMENTAIS
Além dos equipamentos mencionados acima os pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Física terão acesso a algumas facilidades nacionais e internacionais de pesquisa através de convênios que os orientadores cadastrados no programa mantêm, como por exemplo: - Laboratório Nacional de Luz Sincroton, LNLS (Campinas, Brasil); - Observatório Pierre Auger (Argentina) - Fermi National Accelerator Laboratory, Fermilab (EUA); - European Organization for Nuclear Research, CERN (França/Suíça);

INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS
Um ponto importante a ser destacado na infra-estrutur a experimental da UFABC é que nossos laboratórios são multiusuários, possibilitando amplo acesso dos corpos docente e discente a uma ampla variedade de equipamentos. Essa característica favorece o intercâmbio científico entre diferentes áreas de pesquisa da UFABC. Tal intercâmbio possibilita a integração entre Físicos e profissionais de áreas mais aplicadas como Químicos, Engenheiros, profissionais de Tecnologia de Informação; etc. favorecendo a multidisciplinaridade e o compartilhamento de "know-how" entre essas áreas.

ESPAÇO FÍSICO
Redes de Dados: O programa de Pós-Graduação em Física tem suas unidades ligadas em rede com taxa de 1GB/seg, estendendo-se a todos os escritórios de professores, estações de trabalho de estudantes de pós-graduação, laboratórios e salas de aula. Rede Wireless: Acesso a rede sem fio (wireless) em todas as dependências do Bloco B da UFABC. Estações de Trabalho para Estudantes: As instalações atuais para estudantes de pós-graduação contemplam estações de trabalho com mesas de estudo e computadores (com sistemas operacionais Linux e Windows).

BIBLIOTECA O acervo é composto de títulos que servem como referência básica das disciplinas de graduação e de pós-graduação além de livros avançados referentes a cada linha de pesquisa da universidade. As consultas ao acervo e renovação de empréstimos podem ser feitos eletronicamente via INTERNET através do site da Biblioteca da UFABC.

PUBLICAÇÕES RECENTES

Information content in F(R) brane models with nonconstant curvature, Phys. Rev. D 92, 126005 (2015)

Thermal rectification in anharmonic chains under an energy-conserving noise, Phys. Rev. E 92, 062120 (2015)

Multiband electronic characterization of the complex intermetallic cage system Y1−xGdxCo2Zn20, Phys. Rev. B 92, 214414 (2015)

Irreversibility and the Arrow of Time in a Quenched Quantum System, Phys. Rev. Lett. 115, 190601 (2015)

Practical security analysis of two-way quantum-key-distribution protocols based on nonorthogonal states, Phys. Rev. A 92, 052317 (2015)

Tight bound on the trace distance between a realistic device with partially indistinguishable bosons and the ideal Boson Sampling, Phys. Rev. A 91, 063842 (2015)

Hierarchically structured nanowires on and nanosticks in ZnO microtubes, Scientific Reports 5, 15128 (2015)

Microtubes decorated with nanowires, Applied Physics Letters 106, 213104 (2015)

Relaxation dynamics of deeply supercooled confined water in L,L-diphenylalanine micro/nanotubes, Phys. Chem. Chem. Phys. 17, 32126 (2015)

Compact stars with a small electric charge: the limiting radius to mass relation and the maximum mass for incompressible matter, Euro. Phys. J. C, 75, 76 (2015)

Charged black holes in expanding Einstein-de Sitter universes, Classical and Quantum Gravity 32, 115004 (2015)

Numerical relativity simulations of neutron star merger remnants using conservative mesh refinement, Phys. Rev. D 91, 124041 (2015)

DFT+U Simulation of the Ti_4O_7−TiO_2 Interface, Phys. Rev. Applied 3, 024009 (2015)

Partial indistinguishability theory for multiphoton experiments in multiport devices, Phys. Rev. A 91, 013844 (2015)

Coherent measurements in quantum metrology, New Journal of Physics 17, 023057 (2015)

Classical Tests of General Relativity: Brane-World Sun from Minimal Geometric Deformation, Europhysics Letters 110, 40003 (2015)

Configurational Entropy for Travelling Solitons in Lorentz and CPT Breaking Systems, Annals of  Physics 359, 198 (2015)

Thick Braneworlds and the Gibbons-Kallosh-Linde No-go Theorem in the Gauss-Bonnet Framework, Europhysics Letters 110, 20004 (2015)

Questing for Algebraic Mass Dimension One Spinor Fields, European  Physical Journal C 75 (2015) 266

D-oscillons in the standard model extension, Phys. Rev. D 91, 125021

Non-Markovian qubit dynamics in a circuit-QED setupPhys. Rev. A 91, 022122

Cavity-aided quantum parameter estimation in a bosonic double-well Josephson junctionPhys. Rev. A 91, 033631 (2015)

Thermal transport in out-of-equilibrium quantum harmonic chainsPhys. Rev. E 91, 042116 (2015)

Spinor Fields Classification in Arbitrary Dimensions and New Classes of Spinor Fields on 7-Manifolds, JHEP 1502, 069 (2015)

Regular Bulk Solutions in Brane-worlds with Inhomogeneous Dust and Generalized Dark Radiation, Adv. High Energy Phys. 2015, 59268 (2015)

Holographic Dark Energy Models and Higher Order Generalizations in Dynamical Chern-Simons Modified Gravity, Eur. Phys. J. C 75, 44 (2015)

Spherically symmetric thick branes cosmological evolution, Gen. Rel. Grav. 47, 1840 (2015).

Contato

Endereço Postal // Postal Address

Programa de Pós-Graduação em Física
Universidade Federal do ABC (UFABC)
Campus Santo André, Bloco B, 8º andar.
Rua Santa Adélia, 166, 09210-170, Santo André, SP, Brasil