Articles

José Antonio Souza

Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006)

Dr. José A. Souza possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Física também pela Universidade de São Paulo. Em 2006-2007 realizou um programa de pós-doutorado na Montana State University - EUA. Atualmente é Professor Adjunto III na Universidade Federal do ABC. Atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Propriedades Termodinâmicas e de Transporte Elétrico, explorando principalmente o estudo da natureza de transições de fase e fenômenos críticos em materiais com propriedades físicas (magnéticas, eletrônicas e estruturais) fortemente correlacionadas. Dr. Souza também desenvolve pesquisa na área de materiais magnetoelétrico nanoestruturados (nanopartículas, nanofios e nanotubos) com o objetivo de obter um melhor entendimento acerca da origem do ferromagnetismo e da ferroeletricidade.

Dr. José A. Souza graduated in Physics from the University of São Paulo (1999), MSc (2002) and Ph.D. (2006) in Physics also from the University of São Paulo. In 2006-2007 held a post-doctorate at Montana State University - USA. He is currently Adjunct Professor III at Federal University of ABC. Works in the area of condensed matter physics, with emphasis on Thermodynamic Properties and Transport Electrical, exploring mainly the study of the nature of phase transitions and critical phenomena in materials with strongly correlated physical properties (magnetic, electronic and structural). Dr. Souza also develops research in the area of nanostructured materials magnetoelétrico (nanoparticles, nanowires and nanotubes) in order to obtain a better understanding of the origin of ferromagnetism and ferroelectricity.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1170276374555216