Articles

Física Interdisciplinar e Informação Quântica

Física Interdisciplinar

Denominamos "Física Interdisciplinar" várias linhas de pesquisa que naturalmente envolvem interações com outras áreas do conhecimento humano, como por exemplo

• Informação Quântica
  • Físico-Química
  • Física Matemática
  • Sistemas Dinâmicos
  • Física Médica
  • Biofísica
  • Geofísica

Informação Quântica

Informação Quântica é uma nova área de pesquisa que combina Ciência da Informação, Física, Matemática, Computação e Engenharia. Um aspecto particular, que geralmente atrai considerável interesse para esta área, é o fato de que o processamento de informação ou comunicação utilizando sistemas quânticos pode ser aplicado para realizar tarefas que seriam impraticáveis no âmbito da Teoria Clássica de Informação (paradigma atual). Estas tarefas incluem, por exemplo, códigos inexpugnáveis (criptografia quântica) e algoritmos exponencialmente mais eficientes que os realizados atualmente em computadores clássicos.

A realização prática dos computadores quânticos e redes quânticas de transmissão de dados é limitada pelo processo chamado de decoerência. Este fenómeno surge devido ao acoplamento inevitável do sistema quântico com o ambiente ao seu redor e/ou devido a flutuações intrínsecas (ruído) presentes em dispositivos e experimentos reais. O fenômeno da decoerência e seu controle são tópicos desafiadores sob intensa investigação nesta área de pesquisa. Além disso, a Ciência da Informação Quântica tem um significado profundo para a própria fundamentação da Física. De fato, o ponto de vista informacional da Natureza é uma ferramenta poderosa para estabelecer princípios físicos básicos e os limites tecnológicos atingíveis atualmente.

A manipulação individual de átomos e fótons permitiu a demonstração dos fundamentos básicos da Ciência da Informação Quântica, mas esses sistemas não são os únicos considerados hoje em dia. O cenário é ainda mais interessante considerando que, para sistemas multipartidos em escala nano ou meso, a ocorrência de manifestações quânticas pode ser acompanhada por (ou estar em concorrência com) um grande conjunto de efeitos físicos interessantes, típicos do domínio mesoscópico. Determinar qual é a influência mútua entre fenômenos complexos emergentes da escala meso, e os fenômenos quânticos, é não apenas fascinante mas também crucial para a compreensão plena da maneira como a natureza determina os processos complicados que ocorrem além do paradigma “pequeno, protegido e elementar”, típico de átomos e fótons individuais.

Ciência da Informação Quântica e Tecnologia Quântica (de sistemas meso e nano) são áreas de pesquisa fortemente interdisciplinares que irão desempenhar um papel crucial na evolução tecnológica do século XXI.

Os alunos que optarem pela linha de pesquisa "Ciência da Informação Quântica", do Programa de Pós-Graduação em Física da UFABC, irão desenvolver seus projetos no Grupo de "Ciência e Tecnologia em Informação Quântica", sob a orientação de cientistas líderes na área. O Grupo de Informação Quântica da UFABC é altamente motivado e entusiasmado e possui grande visibilidade internacional. A pesquisa desenvolvida por este grupo inclui uma vasta gama de temas, entre eles:

• Ciência da Informação Quântica (Teórica e Experimental)
  • Nanoestruturas para a Computação Quântica
  • Termodinâmica Quântica