PRÓXIMO COLÓQUIO DA FÍSICA

 

CURTA A PÁGINA DE COLÓQUIOS DA FÍSICA NO FACEBOOK

 

 

PRÓXIMOS COLÓQUIOS 

 

Data: Quarta-feira, 18 de julho às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, S212-0. ATENÇÃO PARA SALA

Palestrante: Prof. Dr. Breno Marques   (IFUSP)

Título:  Bases mutuamente imparciais em informação quântica

Resumo: A informação quântica é o estudo de como processos informacionais podem ser otimizados com o auxílio de sistemas quânticos. Uma das propriedades que aparecem em várias propostas são as bases mutuamente imparciais (ou MUBs - mutually umbiased bases). Duas bases são ditas mutuamente imparciais se todos os produtos interno entre seus estados são sempre iguais. Será mostrado um exemplo de protocolo que usa MUBs: código de acesso aleatório (otimização de uma comunicação em canais com restrições), um exemplo de problema de complexidade de comunicação. Além disso, será mostrado como os avanços usando chips fotônicos pode nos permitir realizações experimentais com MUBs com alta fidelidade. 

 

 

Data: Quarta-feira, 25 de julho às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A112-0.

Palestrante: Prof. Dr. Alexander Zhidenko   (UFABC)

Título:  Descrição da geometria de buracos negros em teorias alternativas de gravitação

Resumo: Eu vou rever nossos trabalhos de desenvolvimento do arcabouço paramétrico para descrever a geometria de espaço-tempo de um buraco negro em teorias métricas de gravitação alternativa à teoria da relatividade geral. Nós propormos uma representação aproximada da métrica utilizando funções racionais que dependem de coeficientes de desvio do espaço de Kerr. As funções são definidas pelas frações contínuas convergentes, o que possibilita redução da quantidade de coeficientes relevantes. Este método permite de construir as expressões aproximadas para métricas na forma analítica, que pode ser usada como para testes experimentais da gravitação no regime forte tanto para estudo teórico das propriedades de espaço-tempo em teorias de gravitação, em quais as soluções podem ser obtidas só numericamente.

 

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 01 de agosto às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Prof. Dra. Egle Conforto, (Université de La Rochelle)

Título:  A Microscopia Eletrônica em Condiçoes Ambientais e em Altas Temperaturas Utilizada na Pesquisa de Materiais 

Resumo: Ao longo das ultimas décadas a microscopia eletrônica tem contribuído de modo determinante ao avanço da pesquisa de materiais através da análise de microestruturas e de superfícies. As informações que ela fornece através de imagens e da difração de elétrons são o produto da interação de um feixe de elétrons com a amostra. Inicialmente funcionando unicamente sob alto vácuo, a microscopia eletrônica pode ser feita atualmente sob diferentes condições de temperatura e pressão, em modo dinâmico. Neste seminário faremos primeiramente uma recapitulação dos fundamentos físicos da técnica e mostraremos vários exemplos de estudos de materiais nao-condutores e/ou hidratados, sem nenhuma preparação, observados sob atmosfera de vapor d’água (« Environmental Scanning Electron Microscopy »). Também veremos transformações de fase de tipo dissolução-reprecipitação de hidretos de zircônio durante ciclos térmicos realizados dentro de um microscopio eletrônico de transmissão (« in-situ ») entre a temperatura ambiente e 550°C . 

 

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 08 de agosto às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Prof. Dr.  Vladimir Pershine  (UFABC)

Título:  Lev Landau: um físico, um homem, uma lenda.

Resumo: Nenhuma outra pessoa teve tanto impacto na forma de fazer e ensinar física na União Soviética como L.D. Landau (1908-1968). Seu exemplo pessoal de integridade científica, os famosos seminários semanais no Instituto de Problemas Físicos, o exame do Mínimo Teórico e o fundamental Curso de Física Teórica em dez volumes influenciaram várias gerações dos físicos soviéticos. Boatos sobre sua personalidade forte e peculiaridades da sua vida íntima circulavam na comunidade acadêmica e faziam dele uma lenda. Vários novos detalhes da sua vida foram revelados por seus colegas e familiares em uma vasta literatura publicada nos últimos anos. Neste seminário, farei uma breve revisão da biografia científica e pessoal de Landau, dando ênfase aos fatos pouco conhecidos e tentando mostrar como era ser um cientista de sucesso na URSS.

 

Colóquio de Física

Data: Quarta-feira, 15 de agosto às 14:00h.

Local: Campus Santo André, Bloco A, A111-0.

Palestrante: Prof. Dr.  Nelson Studart  (UFABC)

Título:  O legado de Feynman visto por pesquisadores brasileiros

Resumo: Comemora-se este ano o centenário de nascimento de Richard P. Feynman. Em sua homenagem a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) publicou uma seção especial com artigos escritos, mediante convite, por pesquisadores brasileiros que, de alguma forma, lidaram com temas relacionados à obra de Feynman. Neste colóquio, farei uma apresentação da minha visão pessoal sobre Feynman e sua passagem pelo Brasil, assim como uma descrição dos artigos da seção da RBEF.

 


COLÓQUIOS ANTERIORES

 

Colóquios 2018

 

Colóquios 2017

 

Seminários 2016

 

Seminários 2015
 

Seminários 2014
 

Seminários 2013
 

Seminários 2012
 

Seminários 2011
 

Seminários 2010
 

Seminários 2009
 

Seminários 2008
 

Seminários 2007

Go to top