PRÓXIMO COLÓQUIO DA FÍSICA

 

 

Quarta-feira, 26 de Abril, às 14:00hs,

Bloco A, sala S111-0

 

Ressonância de spin do elétron (ESR) e do próton (NMR) e suas aplicações

Prof. Dr. Carlos Rettori (CNCH/GMQ, UFABC)

 

Resumo

Neste colóquio apresentaremos uma breve introdução histórica, teórica e experimental das técnicas de ESR e de NMR. Serão comentadas as aplicações de ESR e NMR a várias áreas. Se o tempo permitir, daremos alguns exemplos onde ESR é usada e aplicada à física da matéria condensada:

a) Materiais orgânicos (radicais livres)

b) Elétrons de condução, supercondutividade (diamagnetismo, estado de vórtice)

c) Isolantes (distorções)

d) Semicondutores (campos cristalino e hiperfino)

e) metais (skin depth, nanopartículas)

f) momento magnético – acoplamento de troca (atômica, AFM e FM) de elétrons de condução 

 

 


PRÓXIMOS COLÓQUIOS

 

Data: Quarta-feira, 3 de maio, às 14:00h

Local: Bloco A, sala S111-0

Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Marques (ITA)

Título: O efeito da desordem e da correção de gap em semicondutores:  sistemas volumétricos e bidimensionais

Resumo: A indústria eletrônica com o uso de sistemas semicondutores  revolucionou o mundo. Computação, internet, TV digital, iluminação eficiente são alguns dos produtos resultantes de um longo processo de pesquisa que conecta desde o entendimento de interações em nível atômico até a realização de alguma funcionalidade utilitária: produção de luz coerente, controle de correntes elétricas, conversão de energia, etc. O estágio atual dos dispositivos eletrônicos que torna nosso mundo tecnológico possível é muito avançado. Eles  se baseiam em materiais artificiais com alto nível de complexidade, e num segundo estágio em sistemas semicondutores formados a partir destes materiais. O LASER semicondutor e o transistor de alta mobilidade (usado em celulares) são dois exemplos claros.  Neste contexto, tanto o projeto quanto o entendimento das propriedades de tais sistemas em matéria condensada exigem modelos físicos cada vez mais elaborados, que fazem uso de teorias como Termodinâmica e Mecânica Quântica de Muitos Corpos.

Neste colóquio mostrarei a obtenção de propriedades físicas de sistemas semicondutores de vasta aplicações em tecnologia. Utilizamos simulações computacionais baseadas na Teoria do Funcional da Densidade que são acopladas a outros métodos, especialmente para tratar efeitos de desordem, termodinâmica e estados excitados. Em especial, destacamos que muitos destes métodos foram desenvolvidos no Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia-GMSN do ITA, como o método de estados excitados DFT-1/2.   Destacarei na minha apresentação principalmente resultados envolvendo ligas semicondutoras e materiais bidimensionais.

 

 

Data: Quarta-feira, 10 de maio, às 14:00h

Local: Bloco A, sala S111-0

Palestrante: Prof. Dr. Farinaldo Queiroz (Max-Planck-Institut fur Kernphysik)

Título: A Natureza da Matéria Escura: Um Enigma Desafiador 

Resumo:  Iremos revisar as principais evidencias sobre a existência de matéria escura em escalas cosmológicas e galáticas, ressaltando o que temos aprendido nas últimas décadas no que diz respeito a um dos principais problema da ciência na atualidade. Veremos que estudos sobre matéria escura são amplos. Tratam de questões intrigantes como a possível relação entre matéria escura e câncer em seres humanos, a extinção dos dinossauros, aquecimento global, física solar, além de estar conectada as forças fundamentais de regem o dinâmica do universo das grandes escalas até as escalas das partículas elementares. 

 

 


SEMINÁRIOS ANTERIORES

 

Colóquios 2017

 

Seminários 2016

Seminários 2015

Seminários 2014

Seminários 2013

Seminários 2012

Seminários 2011

Seminários 2010

Seminários 2009

Seminários 2008

Seminários 2007

Go to top